Companhia de Caçadores 2759

Res Non Verba

Madeira                                               | Imagens da Visita            

MADEIRA 2014

VISITA AOS DOENTES E ALMOÇO DE NATAL

Como vem sendo habitual desde 2010, o Victor Lourenço, o Cândido Couto e o Zé Gouveia, deslocaram-se mais uma vez à Madeira tendo na sua viagem três objectivos devidamente planeados: visitar os doentes e os mais carenciados levando-lhes algum apoio financeiro, alimentar, medicamentoso e acima de tudo uma palavra de esperança e conforto, para que não sintam que estão sós ou esquecidos, fazer um almoço de Natal com os companheiros da Madeira e por último, mas não menos importante, preparar junto das diversas autoridades Madeirenses o convívio que vamos realizar em 2015 na Madeira.

Relativamente ao primeiro ponto, foi com grande alegria que verificamos as melhoras do Américo e Cabo Agostinho Correia que fizeram uma recuperação muito assinalável relativamente ao último ano. Porém, na visita que fizemos ao hospital para ver o Cabo Alberto, que fruto de uma queda sofreu um traumatismo craniano muito grave, saímos de lá com o coração muito apertado; tínhamos na nossa frente um homem que ainda da última estadia na Madeira irradiava alegria e boa disposição, vivia a nossa presença na ilha com grande intensidade. Agora, sentado numa cadeira de rodas, o seu olhar perde-se no infinito, não reconhece ninguém, está totalmente dependente, a sua recuperação não irá para além do seu estado actual! Fomos dez companheiros visitá-lo, todos passamos horas muito duras, mas que superávamos com a força da nossa juventude e, naquele momento, talvez fruto dos corações mais desgastados por tantas vicissitudes complicadas da nossa vida, senti que os olhos se humedeciam por um companheiro que terá a nossa amizade perene. A despedida foi dolorosa,,,,, O Júnior, mais conhecido entre nós pelo “Gringo “ , continua a padecer do seu mal nas pernas e no momento em que estou a escrever este apontamento, sei que se encontra internado. O Carvalhinho continua com o seu problema oncológico nos pulmões, continua a fazer os tratamentos mas, apresenta uma grande força interior, um sorriso de esperança e uma grande vontade de viver. Estes são os casos mais graves, depois temos todos os outros que vamos acompanhando, que fazem visitas regulares a unidades de saúde para ir resolvendo alguns dos males que padecem…

Este ano já não tivemos o Spínola e o Cabo Costa para visitar. Sentimos a sua falta, mas os desígnios de Deus são mais fortes que a vontade humana.

Relativamente ao almoço de Natal o mesmo foi realizado no Estreito no Restaurante “O Vides” com a presença de cerca de 70 pessoas! Vivemos momentos de perfeita harmonia e amizade tão próprios da quadra Natalícia mas, acima de tudo a possibilidade de nos abraçarmos de convivermos e de matarmos saudades.

Iniciamos também nesta viagem, os contactos relativos ao convívio a realizar em Setembro de 2015 na Madeira. Para o efeito tive uma reunião com o Senhor Presidente da Câmara de Machico, no sentido de ser atribuído o nome do nosso camarada MARIO CELESTINO VIVEIROS DE ANDRADE a uma rua daquela cidade, sugestão que teve o total acolhimento do Sr. Presidente Dr. Ricardo Franco. Essa homenagem será feita durante o nosso convívio.

Reunimos também com a Senhora Secretária dos Transportes e Turismo, Dr.ª Conceição Estudante, para nos ser fornecido algum apoio logístico.

Relativamente ao envolvimento militar do RG3, não podia ter corrido melhor a reunião que tivemos com o Sr. Comandante da Unidade Tenente Coronel Pereira Nunes, e do nosso já conhecido e amigo Major Mendonça.

Uma vez que a cerimónia principal vai ter lugar na Igreja Paroquial do Estreito, a pedido nos nossos camaradas, pois o maior número vive nessa localidade, impunha-se uma reunião com o Sr. Presidente da Câmara de Câmara de Lobos Dr. Pedro Coelho que nos recebeu, assim como o seu assistente Dr. Leonel de uma forma verdadeiramente entusiástica e de grande compreensão e disponibilidade para nos ajudar a dar toda a dignidade ao nosso convívio.

Igualmente o Sr. Dr. Paulo Cafofo, Presidente da Câmara Municipal do Funchal, demonstrou toda a sua disponibilidade para nos apoiar em várias variantes.

Por último tivemos ainda a ronda por restaurantes e quintas para analisar condições: ementas e preços para depois do Continente podermos ter um conhecimento real das pessoas e locais de modo a facilitar as negociações.

A nossa estadia terminou em casa do Zé Fernando e da esposa que receberam o grupo que andou na visita aos doentes de uma forma espectacular! Uma bela espetada regional confecionada pela sua esposa Martinha e que teve o Carvalho como assador de serviço. Obrigado Zé Fernando e Martinha pela vossa amizade e hospitalidade.

A todos os amigos Madeirenses que nos acompanharam e se disponibilizaram para nos ajudar e apoiar o nosso muito obrigado. Um grande abraço a todos.

Se Deus quiser para o ano voltaremos!

Victor Lourenço

Cândido Couto

Zé Gouveia

 

.

 Contacto:  E-mail: jomago47@gmail.com    Telemóvel: 96 61 24 291

.