Companhia de Caçadores 2759

Res Non Verba

Em foco: Irmãos de Armas

 A união continua a ser a palavra de ordem entre os 'Kurikas' .

 Origem: Revista MAIS do Diário de Notícias da Madeira - Domingo, 28 de Novembro de 2010

 Texto: Sílvia Ornelas

 Fotos:  DR

 

Apesar de terem sido unidos pela guerra, a amizade que ficou entre os antigos combatentes não se apaga com o passar do tempo.

Além dos muitos convívios realizados pela Liga, as companhias reúnem-se frequentemente para rever os antigos companheiros e suas famílias.

Um dos últimos convívios foi o 40.º aniversário da Companhia de Caçadores 2759.

A companhia de caçadores 2759 comemorou em Outubro o 40.º aniversário da formação e partida para Moçambique.

Grupo de antigos combatentes à saída da missa solene realizada na igreja da Boa Nova.

Constituída  a 2 de Maio de 1970, Batalhão Independente de Infantaria 19, no Funchal, a companhia embarcou para o continente, no dia 16, a bordo do navio 'Funchal', ficando alojada no Quartel da Bateria de Artilharia de Costa  de Brancanes, em Setúbal. Ali, juntaram-se os elementos das secções de alimentação, transmissões, serviço de saúde, mecânica e condução auto, mecânico de armamento, reabastecimento de material e secretaria.

Comandados pelo capitão Armindo Medeiros Baptista, os 'Kurikas', nome de guerra,  partiram no dia 22 de Julho de 1970, a bordo do navio 'Niassa' , com destino à Província Ultramarina de Moçambique. A comissão terminou a 20 de Novembro de 1972.

No convívio, que contou com a presença da secretária regional do Turismo, Conceição Estudante, e do vereador da Câmara do Funchal, Henrique Costa Neves, participaram 189 pessoas.

 

 
 

Homenagem aos mortos no monumento dos combatentes.

 

Do discurso do capitão ficou a mensagem de uma amizade que nasceu entre as armas. "Durante os 28 meses de permanência em Moçambique a companhia apenas esteve junta cerca de seis meses. Algo se passou para nos tornar tão fortes e unidos. Não fomos os melhores, mas certamente fomos e somos diferentes".

 

.

 Contacto:  E-mail: jomago47@gmail.com    Telemóvel: 96 61 24 291

.