Companhia de Caçadores 2759

Res Non Verba

                                FUNDO DE ASSISTÊNCIA

Porque temos conhecimento que alguns companheiros vivem com dificuldades, especialmente na Região Autónoma da Madeira e também para fazer face a situações futuras de precariedade, quer na doença quer na velhice ou ate em apoio familiar ,foi aberta uma conta bancária em nome do nosso Capitão Armindo Medeiros Baptista, Victor Guiomar Morgado Alves Lourenço e de José Manuel Macedo Gouveia, no banco Santander Totta, da Av. dos Aliados no Porto.

Esta medida, no meu ponto de vista já peca por tardia mas ,mais vale tarde do que nunca e ainda vamos a tempo de ajudar os nossos amigos desde que haja vontade, solidariedade, sentido de responsabilidade e uma demonstração inequívoca da amizade que nos uniu em tempos difíceis e que hoje ,mais do que nunca, terá de ser uma realidade viva.


1 - FINALIDADES DO FUNDO

O fundo poderá ser utilizado para as seguintes finalidades

a) Custear anualmente a viagem de um ou mais companheiros da Madeira aos nossos convívios. Será tido sempre em conta as dificuldades financeiras desses companheiros por proposta do Gonçalves e do Freitas que são quem conhece melhor a realidade de cada um. Será sempre feita a rotatividade entre todos os pelotões.

b) Poder proporcionar uma ajuda Natalícia a famílias de companheiros que vivam em dificuldades comprovadas

c) Ajudar financeiramente um companheiro em dificuldades provocadas por doença ou invalidez

d) Ajudar a família de um companheiro que tenha de recorrer a um lar ,por falta de condições junto do seio familiar e em precariedade financeira.

e) Possibilidade de ajuda financeira para compra de artigos de primeira necessidade que se relacionem somente com aspectos de saúde como: medicamentos, fraldas ou outros não especificados ,mas que mereçam a aprovação da Comissão.

f) Custear as despesas relacionadas com a organização do convívio anual ,tais como: correio ,telefones, fotocopias, tinteiros de impressora e outros que possam surgir e que tenham a aprovação da Comissão. Não se incluem deslocações. E obrigatório a apresentação de facturas comprovativas das referidas despesas.

g) Ajuda financeira para 0 funeral de um companheiro desde que devidamente provado pela família ou por um nosso companheiro que tenha conhecimento dessas dificuldades.

h) Possibilidade de ajuda financeira para a viúva de um nosso companheiro ou dos filhos, que vivam em situação de pobreza ou de dificuldades evidentes.

i) Custear as despesas com as placas de homenagem e de flores para a referida homenagem ou funeral. Obrigatório a apresentação de facturas comprovativas.

j) Poder contribuir com ajuda para um companheiro que se veja em situação de desemprego súbito.

k) Ajuda financeira para filhos de companheiros que tenham Bom Aproveitamento escolar mas, por falta de recursos não tem possibilidades de tirar ou acabar um curso.

I) 0 fundo terá de ter um ano de carência sem utilizações para assim criar uma "Almofada" financeira

m) Todos ao casos que possam aparecer e não estejam contemplados nas alíneas anteriores, serão analisados por parte da Comissão, que decidira sobre a resolução a tomar.

n) Todas as conclusões que forem tomadas em Comissão ,serão sempre objecto de um documento escrito onde fique claramente explicado a razão da posição da referida Comissão e devera ser assinada por todos os seus membros, devendo fazer parte do relatório de contas anual.

2- CONDIÇÕES DE MOVIMENTAÇÃO DA CONTA

A conta será obrigatoriamente movimentada com a assinatura de dois titulares.

A conta recebera a credito mensalmente as transferências que cada um de nos fizer.

o montante da transferência a efectuar por cada um de nos terá o valor que for acordado amanha no debate que vamos fazer para o efeito.

Para quem não tiver conta bancária poderá efectuar um deposito para o nº que daremos.

Os levantamentos só se poderão concretizar depois de ser ouvida uma Comissão de cinco elementos.

Os elementos contabilísticos da conta ( extractos ) devem estar sempre disponíveis para quem os quiser consultar. A consulta dos mesmos só poderá ser feita pelos membros activos do grupo ,isto e, por aqueles que mensalmente contribuem para esse fundo.

Anualmente, no nosso convívio, a Comissão terá de fazer a apresentação a todos os companheiros do relatório de contas e das actividades do Fundo.

3 - CONSTITUIÇÃO DA COMISSÃO

A comissão será composta pelos três elementos titulares da conta, por razões de operacionalidade e funcionalidade e, de mais dois elementos.
Os titulares da conta ou toda a comissão, poderão ser substituídos se assim for o entendimento da maioria, após um ano de funções, ou seja no convívio anual.

(Aprovado em 28 de Outubro de 2007 no Convívio do Peso da Régua) 

.

 Contacto:  E-mail: jomago47@gmail.com    Telemóvel: 96 61 24 291

.