Companhia de Caçadores 2759

Res Non Verba

.

Início

História

Hino da Companhia

Sempre Presente

Zonas de Intervenção

Imagens da Comissão

Ecos dos Convívios

Imagens dos Convívios

Notícias

A Voz dos Kurikas

Os que já partiram

Fundo de Assistência

Contactos

José Gouveia

Telem: 966124291

jomago47@gmail.com

Victor Lourenço

Telem: 966869648

vitoralourenco@sapo.pt

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Convívio - MADEIRA 2010

DISCURSO DO NOSSO CAPITÃO ARMINDO MEDEIROS BATISTA


CONVÍVIO “ COMPANHIA DE CAÇADORES 2759

- OS KURIKAS – FUNCHAL 02 OUT 2010

SAUDAÇÕES

- Desde 1973 que a Companhia de Caçadores 2759 – “OS KURIKAS” organizam o seu encontro anual, sendo este o terceiro na Madeira, cujo número de convivas vem aumentando , sendo este o maior de todos.

Todo e qualquer encontro requer organização. Trabalho, empenho e dedicação.

A todos aqueles que se empenharam nesta reunião e nas anteriores, em meu nome e de todos os “ KURIKAS” o meu agradecimento.

- Saúdo em nome de todos, aqueles “KURIKAS “ que pela 1ª vez estão neste fraterno e são convívio. Não há longe nem distância quando a saudade aperta e a amizade e sã camaradagem deixam marcas que o tempo não consegue apagar.

- É com muita alegria que vejo amigos que nos têm dado o prazer e a amizade de nos acompanharem neste e noutros convívios.

- Ainda jovens, na Primavera de 1970, cantarolando canções brejeiras pelas ruas do Funchal, a caminho da Funda ou outros locais de instrução, não fazíamos a mínima ideia do que seria a nossa vida e muito menos, que nos encontraríamos hoje aqui reunidos.

- “ RES NON VERBA “ ACÇÕES NÃO PALAVRAS, é a nossa divisa.

Como uma árvore enfrentamos as tempestades da vida, o sol tórrido africano, a fúria da chuva, a saudade da família a amargura e desespero de vermos camaradas feridos e mortos, sem nunca quebramos. E foi no último aquartelamento, que num simples monumento simbolizando o tronco de uma árvore que deixamos gravado o nosso crachá e divisa.

- Durante os 28 meses de permanência em MOÇAMBIQUE, a COMPANHIA apenas esteve junta cerca de seis meses. Algo se passou para nos tornar tão fortes e unidos. Não fomos os melhores, mas certamente fomos e somos diferentes!

- Além da nossa actividade militar, desenvolvemos uma larga acção psico-social junto das populações, garantindo a sua segurança, construindo casas, assistindo-as na fome e na saúde.

Para ilustrar tais factos, e que ainda hoje estão bem vivos na memória de alguns, passo a ler um e-mail enviado por um cidadão Moçambicano, que teve acesso ao nosso site na Internet:

- “ Eu sou Moçambicano da Província de Tete Distrito do Magoé. Fiquei muito impressionado quando li na Internet o que você escreveu sobre as operações militares e pelo trabalho humanitário que a sua Companhia fez em defesa e socorro à população inocente nas zonas de guerra. Eu me identifico muito com toda fase que o meu sr. relatou quando a sua Companhia está estacionada em MOCUMBURA porque naquela altura eu vivia na zona da MASSALA e muitas vezes vinha no quartel receber sopa como muitas outras crianças daquela zona também o fazia. Tenho um meu vizinho que também ficou impressionado porque ele era um miúdo que passava toda a vida dele no quartel em Daque (maniato) como se fosse filho dos soldados.

Para terminar, gostaria de lhe pedir desculpas pelo meu atrevimento e se esta mensagem lhe chegar, dê me um sinal

Abraço

H.V. “

Acho que isto nos enobrece e faz jus à nossa divisa.

- Em evocação de saudade e respeito, inclinemo-nos perante a memória dos “KURIKAS “ que nos deixaram, em especial aqueles que levaram o cumprimento do dever ao sacrifício da própria vida,

- Para todos, o meu sincero obrigado pela vossa presença, aos KURIKAS o prazer e a honra de vos ter COMANDADO e o privilégio de desfrutar da vossa companhia e amizade, bem como das vossas famílias

FELICIDADES

RES NON VERBA “ - ACÇÕES NÃO PALAVRAS

Funchal 02 OUT 2010

.

 Contacto:  E-mail: jomago47@gmail.com    Telemóvel: 96 61 24 291

.