Companhia de Caçadores 2759

Res Non Verba

43º CONVÍVIO DA C.CAÇ,2759

23 a 28 de Setembro de 2015

MADEIRA 2015



AGRADECIMENTO

 

A C.Caç.2759, realizou na Madeira o seu 43º convívio,assinalando os seus 45 anos da partida para Moçambique.

 

Para organizar o evento com a envergadura a que nos propusemos teve de haver muito esforço,dedicação e espírito de colaboração; desde logo porque este convívio era o maior em termos de realizações militares, religiosas, culturais e turísticas.

 

Para que tudo decorresse com ordem e pontualidade, tivemos de fazer algumas viagens à Madeira, iniciando os contactos em Novembro de 2014, contando desde logo com a colaboração dos companheiros VICTOR LOURENÇO a quem a C. Caç 2759 muito deve, pois foi ele o mentor e aglutinador durante muitos anos,mesmo com as limitações físicas que todos lhe conhecemos, desta enorme amizade, que se manteve perene, e pelo CÂNDIDO COUTO, sempre atento a todos os detalhes e com opiniões muito válidas e construtivas, não esquecendo a sua colaboração nas cerimónias religiosas que tiveram lugar na Igreja do Estreito onde foi o Salmista. Aos dois, o meu abraço de agradecimento por toda a colaboração prestada, com privação da sua vida pessoal e familiar e pelos custos, que tal como eu, tiveram de suportar para esta causa que todos amamos – A CAUSA DOS KURIKAS.

 

Aos nossos companheiros Madeirenses, RESSUREIÇÃO DE FREITA, DÉCIO VASCONCELOS, FERNANDO CARVALHO, ZÉ FERNANDO, PAULINO DE JESUS e JESUINO PAULO, vai toda a minha gratidão e um forte abraço de reconhecimento. Foram todos incansáveis na colaboração prestada, quer ajudando a localizar novos companheiros e familiares dos nossos mortos em combate, quer disponibilizando-se para nos transportar a todos os locais que tínhamos de inspecionar para fins da actividade turística, ou às entidades onde solicitámos apoios. Para além da sua disponibilidade gostaria de acrescentar a sua alegria por estarmos ali com eles e a honra e o orgulho de sentirem que o maior e o melhor convívio realizado até hoje pela C.CAÇ 2759 iria ter lugar na sua terra natal – MADEIRA.

 

Uma palavra de amizade e reconhecimento para a Drª Maria João, da Agência de Viagens Madeira viagens, que apesar da distância a que tivemos de tratar de tudo – e esse tudo foi muita coisa – inscrições, programação dos voos para diferentes horários e pessoas com saídas do Porto e Lisboa, viagem a Porto Santo com volta à Ilha e almoço, sempre acompanhados por uma guia excelente, transferes e alojamento hoteleiro e todo o apoio logístico que necessitamos durante a nossa estadia, tudo isto feito com muita calma e muito profissionalismo. Parabéns e obrigado.

Ao Hotel Alto Lido, na pessoa do seu Director José Manuel Serrão, gostaríamos de transmitir o nosso agradecimento não só à sua pessoa, mas também a todo o pessoal da recepção e de apoio, sempre amáveis e disponíveis a qualquer hora do dia ou da noite. Obrigado!

 

Por último às entidades oficiais.

Como os primeiros contactos foram feitos em Novembro de 2014, ainda estava em funções na Madeira o Governo Regional Presidido pelo Dr. Alberto João Jardim; esta transição de membros do Governo trouxe-nos algumas dificuldades acrescidas, que conseguimos superar.. O meu agradecimento muito, mas mesmo muito especial à pessoa da Srª Secretária do Turismo Drª CONCEIÇÃO ESTUDANTE , que ao longo destes anos nos apoiou desde a primeira hora em que eu me atrevi a pedir-lhe uma entrevista, entrevista essa que ainda hoje recordo, pela maneira simples, dialogante, interessada e comprometida que logo ali deixou expressa. Foram anos a trabalhar em conjunto com a Drª CONCEIÇÃO ESTUDADTE, e senti uma enorme tristeza, hoje uma profunda saudade da sua simpatia, da sua educação, da sua dedicação para com estes homens que tudo deram pela Pátria, 11 deles a própria vida, sendo que até hoje, nunca foram reconhecidos, bem pelo contrário, quando se fala em Antigos Combatentes do Ultramar, parece que estamos a falar de lepra.

 

Obrigado DRª CONCEIÇÃO ESTUDANTE, não só pelo que fez por nós, e foi muito, como também pelo que fez pela Madeira e pelo Povo Madeirense. A sua função chegou ao fim como tudo na vida! Outra etapa começa, agora com mais tempo para dedicar à extraordinária pessoa de seu marido Dr. Carlos, aos filhos e aos netos. Longos anos de vida e saúde é tudo o que lhe desejamos, eu, muito pessoalmente e todos os companheiros da C.CAÇ 2759. Nós não podemos nem sabemos como lhe agradecer, mas ALGUÉM por nós o fará.

 

Em Junho de 2015, já com o novo governo em funções, voltei à Madeira para ultimar com as restantes autoridades, todos os detalhes para as diferentes cerimónias.

Nessa altura não foi possível reunir com o novo Secretário do Turismo, Economia e Transportes da Madeira, penso que por uma questão de agenda, no entanto, outras reuniões houve muito proveitosas e positivas.

 

Começamos por agradecer ao Exmo CEM/ZMM MAJOR GENERAL MARCO SERRONHA, todos os meios que colocou à nossa disposição, mas muito especialmente a presença de Vª.EXª nas cerimónias Militares na Mata da Nazaré, onde honramos os “NOSSOS 11 HEROIS” que tombaram em combate, bem como todos os Antigos Combatentes do Ultramar Português.

 


                                              HOMENAGEM AOS HEROIS

 

A presença nesta cerimónia e no nosso almoço convívio realizado no Hotel Quinta do Estreito,foi algo inédito para a NOSSA C.CAÇ 2759,que nunca tinha tido tão alto dignitário Militar nas suas cerimónias. VªExª honrou-nos com a sua presença, uma presença discreta, simples, afável, carinhosa , emotiva e surpreendente para todos nós.

 

Gostaríamos que transmitisse o nosso agradecimento ao 2º Comandante TENENTE CORONEL TIROCINADO ORMONDE MENDES pela sua presença na conferência da Casa da Luz bem como ao SARGENTO AJUDANTE-CHEFE MUSICO EMIDIO COSTA e à banda do Exército por ele dirigida, todo o nosso enorme reconhecimento.

 

Fomos recebidos no RG3 pelo seu Comandante CORONEL DE INFANTARIA JOSÉ MANUEL PEREIRA NUNES e pelo Sr. MAJOR DE INFANTARIA JOSÉ CARLOS LOURENÇO, onde tudo ficou decidido para o apoio da Unidade às diferentes cerimónias. Sentimos dentro naquele espaço a nostalgia de um passado distante, mas ao mesmo tempo a certeza de que estávamos entre companheiros de armas, que entenderam o quanto doloroso foi para nós aquela guerra, e por isso mesmo nos receberam de braços abertos, com total disponibilidade e grande empatia. Obrigado a ambos, bem como a todos os Oficiais, Sargentos e Praças que deram o seu contributo no nosso convívio.

 

 

CONFERÊNCIA E CONCERTO

 

A reunião seguinte teve lugar no MUSEU DA ELECTRICIDADE – CASA DA MÚSICA,com a Senhora DRª LUISA GARRIDO. O espaço já era por nós conhecido aquando do lançamento do livro” O SOLDADO POETA”(2012) em homenagem ao nosso Companheiro morto em combate, EDUARDO CALDEIRA DE GOUVEIA. Porém, não conhecíamos a Directora do Museu, e por isso mesmo partimos para mais uma incerteza! Perdão, eu disse incerteza? Estava errado, pois a maneira como fomos acolhidos parecia que já havia um conhecimento de longa data. A Drª LUISA GARRIDO recebeu-nos de uma forma tão afável, tão acolhedora e tão profissional, que ficamos sem palavras para tanta disponibilidade. Quer a conferência ali realizada bem como o concerto pela Banda do Exercito da Região Militar da Madeira foram totalmente programados pelo Museu. Não tivemos qualquer preocupação com decoração dos espaços e restante logística. Obrigado DRª LUISA GARRIDO pelo profissionalismo demonstrado e pela gentileza da sua amizade que ficou a perdurar para lá do convívio.

 

Seguiu-se uma rápida reunião na Câmara Municipal do Funchal com o PRESIDENTE SR. DR. PAULO CAFÔFO. Embora rápida foi muito objectiva, pois às nossas solicitações o Sr. Presidente respondeu afirmativamente, deixando a certeza que tudo iria fazer para termos o mesmo apoio da anterior Presidência. O nosso muito Obrigado pela recepção e Madeira de Honra, no Salão Nobre da Câmara e pelas amáveis palavras com que recebeu toda a comitiva.

 

Esperamos que em 2020, altura dos 50 anos (BODAS DE OURO) da nossa partida para Moçambique, possamos ter a presença de VªExª em todos os actos oficiais.

RECEPÇÃO NA CÂMARA DO FUNCHAL E MADEIRA DE HONRA

 

As reuniões com os Reverendos Padres JOSÉ LUIS da Paróquia do Estreito e PEDRO NOBREGA da Paróquia da Nazaré e Capelão Militar, não podiam ter decorrido melhor.

O Padre PEDRO esteve presente nas cerimónias Militares na Mata da Nazaré, onde homenageamos os “NOSSOS 11 HEROIS E TODOS OS MORTOS DO ULTRAMAR”com a oração fúnebre própria para o momento. Os dois concelebraram a MISSA SOLENE, momento mais alto e importante do nosso encontro na Igreja Paroquial do Estreito. O meu abraço de amizade e agradecimento a ambos, pela colaboração que deram para dignificar a nossa Celebração Eucarística.

CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA

 

Ao GRUPO CORAL DE CÂMARA DE LOBOS sob a direcção musical da Maestrina MARIA FERREIRA, o nosso reconhecimento e o nosso obrigado pela forma fantástica como abrilhantaram as cerimónias religiosas.

Uma referência muito especial para a reunião na CÂMARA MUNICIPAL DE CÂMARA DE LOBOS. Não temos palavras para descrever e agradecer todo o apoio que recebemos nesta reunião. Não foi só o apoio logístico que nos cativou, mas acima de tudo o apoio moral.

Não vamos descrever tudo o que recebemos, diremos apenas que foi muito para nós.

SR.PRESIDENTE DR. PEDRO COELHO,o nosso encontro realizou-se na sua bela e acolhedora cidade, em virtude do maior número dos nossos homens da Companhia ser do Estreito de Câmara de Lobos, e terem sido eles a pedir o convívio na sua terra. A Câmara, e digo Câmara, porque quero aqui também englobar o SR DR. LEONEL e a Drª BETY RODRIGUES,que foram inexcedíveis em disponibilidade e apoio, dignificou e honrou os Antigos Combatentes de CÂMARA DE LOBOS, e todos nós que estivemos presentes e lutamos pelos mesmos ideais Pátrios. Obrigado pela vossa generosidade, pelo vosso acolhimento, pela vossa simpatia e pela amizade que se criou. Contamos convosco no futuro.

Ao meu Amigo e Ex-Combatente Madeirense ENG.HENRIQUE COSTA NEVES e a sua Senhora Dra. Margarida Neves, o meu e nosso obrigado, pela colaboração preciosa que nos prestaram, ajudando a ultrapassar algumas dificuldades que nos foram surgindo, mas que imediatamente eram superadas.

Não poderia deixar de referir a brilhante palestra proferida na Casa da Música, com sala cheia,

cujo tema GUERRA DO ULTRAMAR – ESQUECER OU RECORDAR” foi superiormente desenvolvido e superou as expectativas de todos os presentes.

Para que fique em memória futura desta C.CAÇ 2759, com toda a consideração e respeito deixamos para final, este último agradecimento a entidades.

Para além da honra de ter pela primeira vez o CEM/ZMM, Sr. MAJOR GENERAL MARCO SERRONHA, no nosso convívio, tivemos paralelamente o mais alto representante do Governo Regional da Madeira.

Ao nosso convite, quis o Senhor Presidente do Governo Regional da Madeira, DR. MIGUEL ALBUQUERQUE, apesar do período eleitoral que se atravessava, e dos seus múltiplos compromissos, marcar a sua presença nas cerimónias Militares na Mata da Nazaré.

Para todos nós, ter a Primeira Figura da Governação Madeirense, foi de um grande significado! O grupo que se deslocou do Continente ficou maravilhado com a simpatia, o diálogo fácil e a postura informal com que conviveu com os presentes, mas foi especialmente em todos os Madeirenses, Antigos Combatentes e familiares , que Vª. Exª. deixou uma marca indelével de reconhecimento e orgulho, não só pela sua presença, mas também pelas palavras que a todos dirigiu num reconhecimento sincero pelo valor e gratidão àqueles homens que tudo deram à Pátria como Vª. EXª. tão bem soube expressar.

 

É impossível não destacar o gesto que o SENHOR PRESIDENTE teve de ir à formatura, onde os nossos homens se apresentavam, como sempre o fazem, a preceito, e cumprimentar um a um todos os Antigos Combatentes antes da sua despedida. É de HOMENS desta têmpera que o País tanto precisa. Esperamos em 2020, nos 50 anos – Bodas de Ouro – da nossa partida para Moçambique, contar com a presença de Vª.EXª e o apoio do Governo Regional, para as várias celebrações que iremos levar a efeito.

 

Por último o meu agradecimento muito sincero para todos os Continentais, Antigos Combatentes, familiares e amigos que nos acompanharam nesta jornada que ficará na nossa recordação. Aos meus queridos companheiros Madeirenses, e aos companheiros que se deslocaram da Venezuela, França e USA, familiares e amigos, o meu abraço de eterna amizade e gratidão pelo vosso carinho e pela vossa presença.

Plagiando o nosso “Velho CAPITÃO BAPTISTA” certamente que não fomos os melhores, mas fomos e somos diferentes. Sem a presença de todos vós, estes convívios não seriam possíveis, por tal facto, sois vós os grandes obreiros desta enorme amizade que nos une, fazendo jus à nossa divisa RES NON VERBA”

 

Zé Gouveia

 

.

 Contacto:  E-mail: jomago47@gmail.com    Telemóvel: 96 61 24 291

.