Companhia de Caçadores 2759

Res Non Verba

36º Convívio

CONVÍVIO EM FÁTIMA/OURÉM 8 E 9 DE NOVEMBRO DE 2008

Kurica Zé Gouveia

Tal como ficou definido no ano anterior na Régua, coube ao Manuel Augusto Pinho a organização do convívio de 2008 em Fátima/Ourém.

Foram alguns meses de trabalho e preocupação para que aquela festa de amigos se viesse a tornar em momentos de felicidade, camaradagem e muita amizade. Para tudo isso o Pinho contou com a ajuda da sua família, e todos os KURIKAS lhes ficaram gratos pelos momentos maravilhosos que passaram.

Se em 2007 tivemos as paisagens do Douro com os seus vinhedos garridos e verdejantes a dar as boas vindas ao 1º convívio de fim-de-semana, em 2008, tivemos em Fátima – Altar do Mundo – e em Ourém com toda a sua história, os locais ideais para fazermos um pouco de introspecção.

Depois da concentração no Hotel Avenida Fátima, partimos em autocarros para a Sé Colegiada de Ourém onde pelas 12 horas teve lugar a missa solene, momento mais alto dos nossos convívios, pois recordámos todos os que já partiram e pedimos pelas nossas intenções.

De referir dois momentos muito importantes desta celebração: a homenagem aos nossos camaradas já desaparecidos cujos nomes no momento próprio da eucaristia foram mencionados; para eles é sempre cantado o poema “ Da Terra ao Céu “– escrito e composto especialmente para estas ocasiões ; segundo lugar a imposição pelo capitão e pelos alferes da companhia presentes, da Medalha das campanhas de África a todos os kurikas. Este momento tornou-se ainda mais solene por se ter decorrido junto à imagem do Beato Nuno de Santa Maria, Patrono da arma de Infantaria que veio a ser canonizado a 26 de Abril de 2009.

A eucaristia terminou com as palavras de acção de graças proferidas pelo Cândido Couto. Esta cerimónia religiosa foi acompanhada pela tuna “ ARRIBA A TUNA” do Instituto Superior de Educação de Castelo Branco dirigida pela Filipa Pinho .

De realçar o facto de pela primeira vez termos tido neste convívio doze camaradas Madeirenses o que nunca tinha acontecido, sendo que nove deles já não víamos há 36 anos.

Após o almoço, seguiu-se uma visita guiada ao Castelo e centro histórico de Ourém acabando a nossa tarde na novíssima Basílica da Santíssima Trindade do Santuário de Fátima,. Duas situações muito bem escolhidas pelo Pinho que nos transportaram do passado ao presente e do histórico à fé.

À noite, , realizou-se o tradicional jantar de honra da 2759 no restaurante típico Casalinho Farto, presidido pelo Capitão Armindo Medeiros Baptista, em que as presenças raiaram as 150 pessoas.

No jantar foi mostrado um DVD com a História da Companhia onde figuram os nomes de quase todos aqueles que a constituíram, num grande trabalho de pesquisa efectuado pelo Manuel Pinho, uma vez mais com a colaboração de sua família, que, com toda a generosidade, ofereceram a receita da venda dos mesmos para o Fundo. Em nome de todos o nosso MUITO OBRIGADO.

No final do jantar contamos com a voz, a alegria e boa disposição dos elementos da “Arriba a tuna”.

Domingo de manhã tivemos a nossa habitual reunião de trabalho que começou com uma palestra do Arnaldo Vasques sobre o tema “ C.Caç 2759 passado ,presente e futuro “. De seguida votou-se por maioria a continuidade da actual Comissão de Gestão do Fundo terminando os trabalhos com a designação de Alcobaça e a Nomeação do António Machado como local e organizador do encontro de 2009.

O almoço encerrou como vai sendo costume com a viola e a voz do José Campos e Sousa e do António Perdigão e a insuperável voz Coimbrã do nosso Dr. Joaquim Neto .

Este encontro revelou a vitalidade, a força e a amizade que foram e são apanágio da 2759.

Ao Manuel Pinho e à sua família, toda a nossa gratidão por estes momentos que jamais serão esquecidos.

Zé Gouveia

 

.

 Contacto:  E-mail: jomago47@gmail.com    Telemóvel: 96 61 24 291

.